Parceiros

Parceiros

A Dataproject mantém parceria estratégica com outras empresas para possibilitar a oferta completa de serviços ligados ao ciclo de vida de dados e informações. As empresas parceiras são:

Collibra

Collibra

A Collibra é uma empresa com mais de 10 anos de experiência na área de gestão e governança de dados. A Collibra desenvolveu um Centro de Governança de Dados que é uma solução composta de gestão dos data stewards (gestores de dados), dicionário semântico de negócios e um acelerador de dados de referência. O escritório central da Collibra está localizado em Bruxelas na Bélgica, sendo que a mesma possui escritório nos Estados Unidos devido a forte atuação no mercado americano.

O DGC (Centro de Governança de Dados) da Collibra suporta o processo de gestão de dados por meio de uma plataforma colaborativa baseada em uma estrutura WEB. O DGC cobre todas as funções chaves da governança de dados para Negócios e Tecnologia da Informação (TI): o significado central do negócio (definições termos de negócios, atributos críticos, indicadores de desempenho, métricas, etecetera) + controle coordenado do dados de referência + gestão prática dos gestores de dados e seus ativos, entre os quais: gestão de políticas de dados, regras de negócio, questões de qualidade dos dados, acordos de compartilhamento de dados, apoio ao gestor estratégico de dados.

O DGC é uma solução de produtos integrados que permite a aplicação de governança de dados na prática que permite: implementar o seu modelo operacional de governança de dados; aumentar e sustentar a adoção pelos usuários finais; gerar relatórios de conformidades e métricas e calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Um dos maiores desafios em Governança de dados é a adoção sustentável. O DGC conduz a adoção por parte dos usuários finais por meio de interfaces fáceis e amigáveis, publicação extensiva e possibilidades de consumo de dados, e integração com ferramentas de produtividade e dispositivos móveis (e-mails de aprovação, aplicativo de iPad, integração com portal, pesquisa em qualquer lugar). Recursos de dados acessíveis se tornam verdadeiros ativos de dados corporativos. Assim que as primeiras atividades de governança de dados com o DGC são realizadas já é possível a coleta de métricas, incluindo as métricas sobre as atividades dos gestores de dados e demais envolvidos com a governança de dados. Exemplos de métricas: 1) aumento ou diminuição da quantidade de questões controladas ou métrica a respeito da quantidade de ativos de dados sob responsabilidade dos gestores de dados. As métricas geradas pela solução DGC são sem dúvida um forte elemento na geração do ROI e por consequência servem para justificar os investimentos em um Programa de Governança de Dados.

Glossário de semânticas do negócio

Um primeiro passo importante em uma iniciativa de governança de dados é a identificação e priorização dos ativos de dados críticos: quais são seus objetivos de negócio e quais elementos e atributos de negócio estão relacionados a esses objetivos? Deve-se concordar que o significado desses elementos de negócios chaves e atributos críticos podem possuir significados diferentes dependendo de seu contexto.

Acelerador de dados de referência

Dados de referência são dados que classificam outros dados. São utilizados para direcionar regras de negócio e processos, e dão forma as atividades operacionais diárias das pessoas de negócio. Dados de referência possuem valores de negócio estratégicos chaves, e é necessário que sejam governados como tal. Uma abordagem controlada para manusear conjuntos de códigos simples, dados de referência hierárquicos, e mapeamentos entre variações evitam processos de negócio quebrados e desafios custosos de integração.

O papel do gestor de dados

O gestor de dados presta suporte a uma estruturada de gestão de dados orientada a processos. Automatizando e estruturando as atividades deste gestor, substituindo planilhas e e-mails desestruturados, recursos valiosos serão liberados para dar foco outros desafios também importantes. Processos podem ser formalizados (por exemplo: para gestão de questões de qualidade dos dados, acordos de compartilhamentos de dados, e pedidos de acesso a dados) para melhor atenderem os requisitos, e deste modo otimizar o engajamento dos vários gestores de dados e demais partes interessadas.

Implantação

O DGC é uma solução pronta para uso e é entregue com um modelo operacional pré-definido, já testado e configurado. A organização pode atualizar as configurações do modelo operacional de acordo com o seu crescimento e aumento do grau de maturidade em gestão e governança de dos seus dados. A Collibra e a Dataproject possuem uma metodologia de implantação de aproximadamente 10 dias corridos (este prazo pode variar de acordo com o porte e complexidade da organização).

MAP

Empresa tradicional na área de qualidade de dados. A MAP possui um conjunto de “queries” para as mais diversas possibilidades de correções em base de dados. A “queries” podem ser processadas em diversas plataformas entre quais SQL Server, Oracle e mainframes.

ICCP

– É um dos principais institutos organizador de exames de certificação para a área de tecnologia da informação. O ICCP possui diversas certificações as quais gradativamente serão oferecidas pela Dataproject e pela Plataforma Data & Information.